Pragas


Cupins


Os cupins são insetos conhecidos pelo hábito de sem alimentarem preferencialmente de celulose, atacando por esta razão papéis, livros, estruturas de madeira, ou qualquer outro tipo de material derivado deste composto (polímero).

Os cupins existem na Terra há muito mais tempo que o próprio homem, sendo que restos fossilizados deste inseto já foram encontrados em formações geológicas datadas de 55 milhões de anos.

Durante todo este período, os cupins têm desempenhando um papel fundamental no meio ambiente, na decomposição de matéria orgânica ao solo, contribuindo para a incorporação de nutrientes e fertilidade do solo.

No entanto, desde que o home começou a construir habitações ou estruturas de madeira, é que se conhecem os danos causados por este inseto.

É interessante frisar, porém, que existem muitas espécies de cupins e sua fonte de alimento pode variar bastante – existem cupins que comem raízes de plantas ou fungos, por exemplo.

Desta maneira, é importante saber identificar a espécie a ser controlada, diferenciando cupins que não causam prejuízos ao homem (úteis na manutenção da cadeia alimentar da natureza) dos cupins que causam danos ao patrimônio privado, histórico ou cultural do homem.


Medidas Preventivas



1 – Utilizar madeiras naturalmente inatacáveis por cupins, tais como: perobado campo, peroba rosa, jacarandá, pau ferro, braúna, Gonçalo Alves, copaíba, orelha de moça.

2 – Colocar telas com malha de 1,6mm em portas, janelas, basculantes e outras aberturas para evitar a entrada de cupins, durante as revoadas nupciais.

3 – Evitar estocagem inadequada de madeira e seus derivados, principalmente em locais úmidos.

4 – Vistoriar periodicamente, rodapés, forros, armários, estantes, esquadrias e outras estruturas de madeira, a fim de detectar qualquer inicio de infestação, facilitando o controle.

5 – Retirar o madeiramento usado durante as obras imediatamente após o término das mesmas, a fim de evitar possíveis infestações do móvel.

6 – Retirar e destruir madeiras infestadas, preferencialmente, queimando-se em lugares adequados.

7 – Em bibliotecas e arquivos, usar, sempre que possível, estantes metálicas.

Contatos e Orçamentos