Pragas


Ratos


Os roedores mais comuns em nosso meio são os Ratos de telhado, Camundongos e as Ratazanas. Estes animais competem diretamente com o homem por alimentos uma vez que atacam culturas e produtos armazenados. Estima-se que cada roedor consuma por dia o equivalente a 10% do seu peso. As perdas ainda podem ser maiores se considerarmos a contaminação dos alimentos por urina e fezes e o desperdício pelo rompimento de sacarias e outras embalagens, o mesmo acontecendo com os farelos e rações animais.

A presença destes roedores em nosso meio ainda pode acarretar outros problemas como os acidentes devido aos danos causados em fios, cabos de máquinas, e instalações elétricas.

Os ratos tem a necessidade de roer, para gastar os dentes que crescem incessantemente.

Os ratos são ainda responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças ao homem. A Organização Mundial da Saúde já catalogou cerca de 200 doenças transmissíveis, destacando-se a leptospirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica, salmonelose, nefrite epidêmica, sarnas, micoses, helmintíases entre outras. Os ratos (Rattus norvegicus e Rattus rattus) urinam várias vezes ao dia e em pequenas quantidades, aproximadamente 40 vezes. Com esta informação e estes sendo vetores de doenças, podemos calcular quantos possíveis focos de contaminação estariam disseminados pelo ambiente.

Medidas Preventivas



1 – Limpar diariamente, antes do anoitecer, os locais de refeições e preparo de alimentos. Determinar um local comum para refeições e colocar restos de alimentos em recipientes fechados.

2 – Recolher os restos alimentares em recipientes adequados, preferencialmente, sacos plásticos, que deverão ser fechados e recolhidos pelo serviço de coleta urbana.

3 – Colocar sacos, fardos e caixas sobre estrados com altura mínima de 40cm, afastados uns dos outros e das paredes, deixando espaçamentos que permitam uma inspeção em todos os lados.

4 – Não acumular objetos inúteis ou em desuso.

5 – Não deixar encostados em muros e paredes objetos que facilitem o acesso de roedores.

6 – Buracos e vãos entre telhas devem ser vedados com argamassa adequada.

7 – Colocar telas removíveis em aberturas de aeração, entradas de condutores de eletricidade ou vãos de adutores de qualquer natureza.

Contatos e Orçamentos